sábado, 21 de setembro de 2013

Amargo e doce



Amargo e doce
(Lola)

O amargo
Que madrugo
Sevando o meu chimarrão
É para viver doce
Como se fosse
De contradição
Em contradição
Que a vida pudesse
Ser vivida.

E é.

É feita do amargo
E é feita do doce

É feita do chimarrão
E do mate doce

Erva mate e mel
Erva-doce e o fel
De um chá de losna

E se não fosse assim
Não caberia em mim
Tanto doce
Que tenho para dar
Para falar
Para adoçar
As amarguras da vida

As amarguras?
Preciso delas
Para adoçá-las
E com a minha doçura
Impregnar de doce a amargura

As doçuras?
Preciso delas
Para amargá-las
E com a minha amargura
Impregnar de amargo a doçura

Contradição?
É!

A vida é feita de contradição.


10 comentários:

  1. Oi.Boa tarde.Belíssima poesia. Também gosto de chimarrão, um amargo que faz bem.Parabéns pelo blog.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. La Vida está hecha de contradiciones y de opuestos como ese mate que bebemos y que, después de apreciarlo, nos gusta tanto.
    Preciosa Poesía.
    Abraços e beijos.

    ResponderExcluir
  3. entre o doce e o amargo fica o equilíbrio...e um ressalta o sabor do outro.Uma boa reflexão sobre sabores e auto análise.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Concordo, Lourani. Quanto ao chimarrão, me disseram que emagrece e faz bem à saúde.

    ResponderExcluir
  5. Un "mate" de yerba dulce o yerba amarga .....siempre compañero de cuitas y añoranzas del gaucho (mi padre era argentino y gustaba mucho del mate ...)
    Muy bello ...rescata en sus versos la tradición y costumbre viva del gaucho..
    Un abrazo Louraini
    Cristina

    ResponderExcluir
  6. Boa noite amiga !
    Gostei tanto do seu espaço de paz, e belas escritas que já me faço um seguidor. Parabéns !

    Doce e amargo, duas contradições que vivemos todos os dias. Sua bela obra diz exatamente o que eu penso. Convido-te a visitar o meu espaço. Grande abraço, fique na paz.

    http://gagopoetico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. AINDA BEM MINHA AMIGA DE LUTAS !! SEM CONTRADIÇÕES NÃO PODERIAMOS REFLETIR PARA ENCONTRAR O EQUILÍBRIO !!! MAS NÃO IMPOTA AGORA QUERO TE ABRAÇAR !!! E TE DIZER QUE BELO PENSAMENTO !!! Parabéns LOLA

    Pedro Pugliese

    ResponderExcluir
  8. Olá boa noite! Assim é a vida: um misto de doçura amarga.Há quem tenha a sorte de ter mais doce e há quem seja azarado e tenha mais o fel...
    Enfim, devemos aprender a vive. Belíssimo poema. Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Não sou muito chegado no amargo, a não ser o chocolate meio amargo.
    Prefiro o doce.

    ResponderExcluir
  10. E são muitas as contradições. Se soubermos fazer elas sempre nos impulsionam para algo mais positivo... o importante e não usá-la do lado negativo.
    Um beijinho, Lola!!!

    ResponderExcluir

Oiiii! Que bom que estás aqui comigo. Valeu!

Oiiii! Que bom que estás aqui comigo. Valeu!
Muito obrigada pela visita. Volta!